Inciativas que transformam vidas, poder da agricultura e a paixão pela terra

0
145

O Brasil é o líder mundial no consumo de agrotóxicos. O número de veneno no prato dos brasileiros aumentou consideravelmente nos últimos três anos. Em 2015 foram aprovados 139 agrotóxicos no país. Em 2018 esse número mais que triplicou, saltando para 450. Já em 2019, o Ministério da Agricultura aprovou o uso de 121 produtos elaborados com agrotóxicos na indústria alimentícia.Perante essas mudanças o debate sobre a origem dos alimentos fica ainda mais evidente.

Pesquisa divulgada em 2017 aponta que 60% dos brasileiros buscam saber o caminho que a comida percorre até chegar ao prato. Mas, infelizmente a preocupação não tem gerado um impacto positivo, tendo em vista que de acordo com os dados do SUS, em cerca de 10 anos, mais de 25 mil pessoas foram intoxicadas por conta do veneno presente nos alimentos.

Confira na reportagem como cidadãos de Londrina tem lidado com o tema:  Lenir da Silva se dedica em tempo integral à horta comunitária no União da Vitória, há 8 anos. Sabine Beozzo começou plantar hortaliças em casa, mesmo com o espaço restrito, para tentar proporcionar uma alimentação mais saudável para a mãe que teve um câncer raro, e Italo Ferreira, idealizador de um projeto independente – Conecte Plante – que preza pela conscientização a respeito do valor da interação dos humanos com a terra. Cada qual com a sua vivência chamam ainda mais atenção para o modo que os brasileiros interagem com a alimentação.

Compartilhar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here